O governador do estado americano da Califórnia, Gavin Newsom, fez uma visita-relâmpago a São Paulo a caminho da COP30, a conferência sobre mudanças climáticas das Nações Unidas, em Belém. No rastro de uma vitória política nos Estados Unidos, em que conseguiu redesenhar pelo voto popular os distritos eleitorais californianos, num movimento que favorece o seu Partido Democrata, ele fez questão de conhecer o Sesc Pompeia, obra de Lina Bo Bardi.
Newsom esteve na tarde deste domingo no complexo brutalista da arquiteta do Museu de Arte de São Paulo, o Masp, na zona oeste paulistana. De acordo com pessoas que acompanharam a visita, ele, que foi prefeito de San Francisco, nos Estados Unidos, se interessou pelo fato de o espelho d’água de uma das principais galerias do centro cultural ser batizado em nome do mesmo santo.
Ele, que é um dos grandes opositores de Donald Trump hoje nos Estados Unidos e umas das principais apostas de seu partido na próxima corrida pela Casa Branca, passaria ainda pela Casa de Vidro, no Morumbi, residência da arquiteta e de seu marido, Pietro Maria Bardi, mas a visita foi cancelada por causa do trânsito em São Paulo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


