A edição 2025 do RUF (Ranking Universitário Folha) apresenta 18 trabalhos assinados por estudantes de artes visuais de universidades públicas e particulares dos cursos mais bem colocados na área no levantamento do ano anterior. Os desenhos que acompanham as reportagens foram escolhidos por concurso.
O jornal convidou os colegiados dos cursos a divulgar a iniciativa entre os alunos. Os universitários podiam enviar até cinco imagens respondendo a perguntas como o que mais os inspirava no dia a dia da instituição, quais eram seus lugares preferidos no campus e como imaginavam as aulas de outros cursos.
A Folha recebeu 48 obras. A seleção foi feita por um júri formado pelo editor de Arte da Folha, Kleber Bonjoan; pela editora-assistente de Arte, Adriana Mattos; pelo editor da Ilustrada, Silas Martí; e pelo ilustrador e infografista Luciano Veronezi, também cartunista do programa Roda Viva, da TV Cultura.
No conjunto, estão três desenhos de Maria Muniz Fleury, aluna do segundo semestre de artes visuais da USP (Universidade de São Paulo), que retratou a Praça do Relógio e cenas da vida universitária.
Luciana Lima, do quarto período da Fundação Armando Alvares Penteado, teve dois trabalhos selecionados, um da Praça do Sol e outro dos vitrais da faculdade, em São Paulo.
Para a capa da versão impressa foi escolhida a ilustração de Thiago Machado, aluno do quarto período da licenciatura em artes visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O desenho digital equilibra um traço irreverente com cores mais sóbrias.
A inspiração, afirma, veio do evento UFRGS Portas Abertas, quando o campus recebe quem está escolhendo uma formação. “Pensei em vários cursos diferentes, tentei retratar todos de algum modo, até fiz o pessoal com tubo de ensaio na rua”, diz.
Os estudantes selecionados foram remunerados por cada uma das ilustrações.


